quarta-feira, 17 de março de 2010

OPINIÃO























Ontem eu estive em um comérciozinho aqui perto onde fui sentar pra conversar.

Estavamos eu, mulher e filho. O lugar era bem colocadinho em uma esquina e fazia conjunto com uma mercearia. Era também na frente de um mercado.
Conversa vai conversa vem e a Roberta saca a máquina e resolve tirar fotos do pequeno. Pronto ! Tá na cara que não somos do local.

A mulher perguntou de onde eramos e dissemos, daí a mulher disse : Eu não moro no estado de São Paulo nem por 10.000 em dinheiro!

Concordei à princípio com ela pois eu não era dalí e nem queria contrariar.

Ela foi continuando e nós pensando que fosse por causa do calor e tal, mas a mulher disse categórica : - VIOLÊNCIA !!














Pois bem ! Falemos sobre o assunto.

A violência hj no meu modo de ver, está pra sociedade assim como abanar o rabo está pro cachorro, se lamber está para o gato e etc.

Não quero aqui defender o estado de São Paulo e nada, mesmo por que eu prefiro morar em Curitiba e tal também !

Mas acho válido resaltar que aqui no Paraná as coisas também não estão nada boas.



















Aqui também tem muita violência aqui e a coisa é feia também.

De quando cheguei aqui eu pude constatar situações de batedores de carteiras, brigas por drogas até ladrões apanhando de moradores.

Então o que nos leva a dizer esse ou aquele lugar é mais violento?

Não sei se norte, sul ou oeste. Tudo depende de todos e todos dependem de um!

O difícil é saber em quem confiar.






Sempre haverá eleições e sempre haverá policia, bandido, gente boa e gente ruim.








De repente vc que lê este artigo dirá: - Esse cara não sabe de nada! Aqui não é assim ou assado.

- Ali não é assim ou assado!


PACIÊNCIA !









A violência maior é aquela que não vemos. Aquela que compramos e levamos pra dentro da gente e nem sabemos que estamos fazendo isso!



Violência em cidades existe e cada local se faz violento devido a circunstância e quem está envolvido.
























Na favela há violência, mas pra quem não é da favela!

No centro há violência, mas pra quem não é do centro!

Nos bairros há violência, mas pra quem não é dos bairros!

Pense nisto!

Entende profundamente o que quero dizer.

Sou um cidadão e posso ser assaltado a qualquer momento porém, a violência não faz parte da minha convivência diária. Não generalizo !

Também posso assaltar. A diferença é que fiz minha escolha.

Ai vc diz: - Ah! tá mas dentro de casa também somos assaltados e moradores da favela morrem lá dentro também e tal.

No que me consta, quem te assalta e põe uma arma na sua cabeça dentro da sua casa não é seu vizinho. Geralmente é alguém que vem de outro lugar pra te roubar.

Imagine que quando um ladrão resolve assaltar, ele vai assaltar longe de sua casa pra ninguém o reconhecer!

Ele leva a sua violência pra outro lugar. Trocando assim com aquele que vem de um outro tazer a sua violência pra perto da casa dele.

E os moradores da favela morrem por se envolverem com uma violência que não são suas

Conheço gente que veve a vida inteira na favela sem ao menos ver uma arma apontada em sua direção. Trabalhadores que vivem suas vidas sem permitir que a violência alheia penetre seu mundo e seu espaço.




Mas essa como eu disse, é apenas ...


















A MINHA OPINIÃO !


















Nenhum comentário: